Jan22

HERÓIS DE GUERRA.

Posted by Roseane Miranda on 22.01.09  ~  Posted in: Opiniões

Dia desses, assistindo TV, ouvi um jornalista se referir à um americano como: HERÓI DE GUERRA. Como assim? Quem é herói de Guerra???

Começa pelo fato de que numa Guerra, onde se mata, mutila e destrói, por conta de poderes e desejos que vão muito além do que imagina a vã filosofia dos pobres combatentes; que estão lá, no fronte, na batalha ? não é fácil distinguir os Bandidos dos Mocinhos. Quem tem a razão? Se é que há uma razão plausível pra guerrear.

Tudo bem. Eles também levam os tiros. Mas, também são eles que detonam as bombas que dizimam famílias inteiras, como recentemente vimos na Faixa de Gaza.

No início, quando éramos de Neanderthal. Era de fato compreensível. Não havia diálogo nem regras... A vida se resolvia no pau! Na força bruta. Mas, hoje, com a democracia, a diplomacia, o inteligência... Nenhuma vida precisaria ser perdida, se os homens utilizassem parte de sua capacidade mental para o bem.

Na faculdade, uma professora de Direito Internacional, explicou por quê as Guerras existem hoje. Segundo seus ensinamentos: as guerras são necessárias. Pois elas movimentam mercados e Indústrias bélicas. Absurdo ? no meu ponto de vista. Fábricas de armas e foguetes só podem fabricá-los para esse fim? E só existe esse caminho para esse mercado?

Nossa que horror. A gente é até capaz de entender todo esse lixo, quando assiste à um filme como ?Senhor das Armas? ? que na trajetória de um projétil (desde sua fabricação, até seu fim, na cabeça de um menino) mostra como essas indústrias sobrevivem.

Creio que muito da violência de hoje, é patrocinada pela facilidade que se tem de conseguir um armamento. Basta olhar o Rio de Janeiro, onde os traficantes de algumas favelas possuem um aparato bélico, mais potente que o da Polícia, capazes de derrubar helicópteros.

A lei deveria ser mais dura. O acesso às armas dificultado. As penitenciárias mais humanas e organizadas. As penas mais severas. Nada de condicionais, abrandamentos ou sursis... Mas pra isso mudar, precisa o Mundo mudar.

A Paz começa em casa. Devíamos exercer essa conduta.

O governo devia investir em educação e oportunidades. Para que um menino pobre não tenha dúvida entre estudar, esmolar ou traficar.

Sei que falar é fácil. Mas, alguém tem o Poder para mudar tudo isso. Não sou eu sozinha... Mas, todos nós! Se cada um tiver consciência de que fazemos parte de um todo, e os governos cumprissem o seu papel com distinçao e seriedade, teríamos um mundo melhor sim.

Se os políticos não entrassem na vida política só pelo dinheiro ou pelas ?facilidades? que a corrupção traz, mas, tivessem uma ideologia real, apaixonada e engajada, tenho certeza de que teríamos um mundo melhor.

Heróis para mim são os bombeiros que resgatam vítimas de escombros, acidentes e tragédias.

Heróis são aquelas pessoas que mesmo sem ter muito, saem à noite para distribuir alimentos aos moradores de rua.

Heróis são pessoas que apesar da doença, da deficiência ou dificuldade, não se deixam abater e lutam, perseveram pela vida.

Heróis são pais e mães que trabalham, arduamente, muitos ganhando quase nada, para colocar a comida na mesa dos filhos.

Heróis de Guerra não existem.

"Quem mata um homem é chamado de assassino, quem mata milhares, é chamado de herói." (Charles Chaplin)